INTERNACIONAL: O Himba: icônicos da Namíbia mulheres vermelhas
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INTERNACIONAL: O Himba: icônicos da Namíbia mulheres vermelhas



As mulheres Himba do norte da Namíbia são famosos por seu uso de ocre <i> otjize </ i>, uma pasta de manteiga, gordura e vermelho, que se aplicam ao seu cabelo e pele.
Kunene região, Namíbia (CNN) - Durante anos, uma antiga tribo de pastores semi-nômades conhecido como o Himba atraiu fotógrafos ao noroeste árido da Namíbia.
Como resultado, a imagem marcante da Himba - se não o seu nome - tornou-se conhecido muito além da remota região de Kunene, implacável, onde eles ganham a vida cuidando de gado.
A razão para isso é otjize , um colar de ocre manteiga, gordura e vermelho - às vezes perfumado com resina aromática - que as mulheres Himba aplicar todas as manhãs para sua pele e cabelos, dando-lhes uma tonalidade vermelha distintiva. A visão das mulheres Himba em sua tradicional se tornou uma imagem icônica da África.
Tem havido muita especulação sobre as origens desta prática, com alguns afirmando que é para proteger sua pele do sol, ou repelir insetos. Mas o Himba dizer que é uma consideração estética, uma espécie de tradicional make-up que se aplicam a cada manhã quando acordam. Os homens não se aplicam otjize.

Embora seja constantemente ameaçada pelo desenvolvimento, incluindo propostas de projetos hidrelétricos, Himba muitos levam uma vida tradicional, que se manteve inalterado para as gerações, sobrevivendo guerra e secas.


Esses costumes podem ser vislumbrados hoje na aldeia de Omarumba, onde cerca de 20 pessoas vivem sob a liderança do chefe Hikuminue Kapika. O Himba são abertas a pessoas de fora vêm para testemunhar seu modo de vida, mas pedir uma contribuição de visitantes em troca - neste caso, milho, café, chá, óleo de cozinha e doação de US $ 25.


Como pastores, o gado é central para a vida dos Himba - assim como seus parentes, o Herero, que são famosos pela chapelaria de suas mulheres, que lembram chifres de gado.
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No centro da vila é um cercado, onde bovinos jovens, ovinos e caprinos são mantidos, enquanto os mais maduros animais são deixados a vagar pela periferia. Todas as manhãs, depois que as mulheres têm seguido a otjize , eles ordenhar o gado, antes de os jovens da aldeia conduzi-los para pastar. Se não houver nada para pastar, a vila pode mudar, ou os jovens configurar uma aldeia temporária com suas ações.
O ano passado foi seco, diz Uvaserua Kapika, uma das esposas do chefe, ea vila está preocupado com o bem-estar dos seus animais.
Nós oramos por chuva para vir e os nossos animais para multiplicarHikuminue Kapika, chefe da aldeia de Himba Omarumba, norte da Namíbia
"No ano passado, a chuva (ed) muito e eu estava muito confortável. Este ano, eu não sei o que dizer ... peço a Deus que os animais estão morrendo."
As casas do Himba, que número entre 30.000 e 50.000, são estruturas redondas construídas de mensagens de Mudas, unidos para formar um teto abobadado que está grudado na lama e esterco.
A parte mais importante da aldeia Himba é o "okuruwo", ou fogo sagrado. Mantido continuamente acesa, o fogo santo representa os ancestrais dos moradores, que atua como intermediários para o deus do Himba, Mukuru. O chefe da casa é o único cuja entrada enfrenta o fogo - todos os outros enfrentam longe - e é importante para não andar fora da área sagrada entre sua casa eo fogo.
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À noite, uma brasa do fogo é levado a cabana do chefe, então usada para acender as chamas novamente pela manhã.
Chefe Kapika disse que regularmente se sentar perto do fogo para interagir com seus antepassados. "Nós rezamos pela chuva para vir e os nossos animais para multiplicar", disse ele. "Ele deve me abençoar com mais seguidores como um chefe."
Disse que sua esposa, Uvaserua Kapika. "Este é o lugar oramos ao nosso Deus no céu. Neste lugar, você pode ser curado. Tudo é realizado aqui."




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