GUEST POST: O BINGO DO OSCAR
Geral

GUEST POST: O BINGO DO OSCAR


Aposto que American Sniper não passa no Bechdel...

Mauro, aluno de Psicologia da UFC, me enviou esse texto sobre as limitações dos filmes que concorrem ao Oscar (falando nisso, a cerimônia é domingo! Já fez suas apostas?).

Desde o ano passado, tento assistir ao máximo de filmes que concorrem ao Oscar, 1) porque sei que não vou poder fazer isso por muito tempo, e 2) para ter uma ideia dos filmes que, de uma forma ou de outra, influenciam a indústria cinematográfica como um todo. Isso não é tanto mérito dos filmes quanto da Academia, porque alguns são bem medíocres -- estou olhando para você, cota de propaganda militar americana. 
Foxcatcher tem uma mulher no filme
com talvez cinco falas
Este ano ainda não terminei a lista de filmes (ainda faltam dez das categorias que entram no bolão, por exemplo), mas percebi um padrão que, mesmo já sendo comum, faz os indicados serem quase monotemáticos: a relação atribulada entre um filho angustiado e um pai ausente (ou figuras paternas). Às vezes o protagonista é o pai, às vezes o filho. Podemos contar American Sniper, Grande Hotel Budapeste, Whiplash, Foxcatcher, O Juiz, Operação Big Hero... Todos eles concorrendo a grandes categorias, e muitas vezes bem pontuados.
Não cabe a mim dizer se um filme é construído sobre um tema interessante ou não, porque acredito piamente que uma obra de arte é reflexo do artista que a criou. Mas, sendo a indústria de filmes regulada pela vendabilidade de seus filmes, e considerando que seus profissionais são predominantemente homens brancos, é bem sintomático de Hollywood que tais filmes tenham recebido tanta atenção em uma só premiação. Onde fica a diversidade, onde fica a voz de outras pessoas?
Das narrativas que acessamos na cultura pop, e que ganham destaque, a maioria é masculina, hétero e branca. Isso pode ser visto ainda nesse Oscar. Além de só haver indicação para atores e atrizes brancas, ao montar minha tabela de filmes da premiação percebi algo que me incomodou bastante: 
Selma, apenas duas indicações
dos oito filmes que concorrem a Melhor Filme, só um possui uma indicação a Melhor Atriz, e três para Melhor Atriz Coadjuvante, enquanto que só dois não indicam nenhum ator; a maioria dos filmes das categorias de atriz, à exceção dos que estão na categoria de Melhor Filme, são indicados apenas para essas categorias ou, no máximo, figurino e design, enquanto que no caso dos atores, isso só acontece com um. 
Dito de outra forma: os filmes com papéis femininos importantes, por mais que ofereçam uma pluralidade refrescante de histórias e personagens, não recebem tanta visibilidade.
Assim, quando já estava cansado de assistir filmes com a mesma temática -- ou seria melhor dizer, o mesmo filme contado de outra forma? -- resolvi fazer um bingo com todos os clichês de filmes protagonizados por um homem cis branco hétero angustiado. 
Pus em prática quando comecei um dos últimos dessa leva, e não precisei pensar muito para lembrar quais eram, pois me bastava reconhecê-los à medida que iam acontecendo. O filme foi O Juiz e, embora não considere isso spoilers, deixo o aviso: o parágrafo a seguir contém “spoilers”. 
O protagonista age buscando reconhecimento de uma figura paterna? Check. As relações mais detalhadas e complexas ocorrem entre homens (pai-filho, irmãos)? Check. Falha no Teste de Bechdel? Na segunda regra (a regra em que mulheres conversam entre si), check. Todas as mulheres nomeadas são interesses românticos do protagonista? Esticando muito pouco a baladeira (embora uma das personagens femininas seja a filha dele, em determinado momento ela é equacionada à sua sobrinha, mostrando que em alguns anos, se ele não a reconhecesse, por que não?), check
A câmera faz male gaze nelas (cenas em que a câmera reproduz o olhar masculino, observando parcialmente o corpo da mulher, focando em partes do corpo)? Check. Há uma esposa troféu? Check. Uma mulher morre para engendrar o conflito do filme, sem ter qualquer outra função na história? Check. A completa falta de personagens não brancos? Além do adolescente negro classificado como maconheiro, check
Esses foram os que eu notei, mas se puderem, me ajudem a completar a lista. 
Para finalizar, aproveito o espaço para falar um pouco sobre o Teste de Bechdel. Por muito tempo me perguntei se era realmente de se esperar que todos os filmes passassem nele -- não porque não haja mulheres que conversem entre si sobre outras coisas além de homens (embora esse seja um fato chocante para muita gente), mas porque muitos filmes só têm, por exemplo, dois personagens relevantes. 
E, afinal, seria todo filme que passa no teste realmente positivo para a representação das mulheres na mídia? A resposta para ambas as perguntas acredito que seja não. Mas mais uma vez, é extremamente sintomático quão poucos filmes realmente passam nele -- mesmo aqueles filmes considerados femininos ou “chick flicks”, as comédias românticas, e que na verdade também são ditados por homens héteros brancos. 
Acredito portanto que passar no Teste de Bechdel não garante um bom filme, mas garante um mínimo de diversidade, que é aquele de, mesmo que por um minuto apenas, contar uma história que não gire ao redor de homens. E esse espaço definitivamente está em falta.




- Jamie Dornan Desmente Sua SaÍda Da SequÊncia De "50 Tons De Cinza"
Os fãs do filme 50 tons de cinza ficaram muito preocupados quando, esta semana, circulou nas redes sociais a informação de que Jamie Dornan iria abandonar o projeto e não estaria presente nos próximos filmes da saga.Segundo nas notícias,...

- Como Decidir Se Um Filme É Ou NÃo Feminista?
No começo do ano falei do Bechdel Test, um teste que não é bem um teste criado por uma cartunista americana lésbica para determinar se um filme vale a pena ser visto por ela. Para que ela se disponha a sair de casa e ir ao cinema, um filme deve cumprir...

- Cinema Que Exclui As Mulheres
Geena Davis em cena de Os Fantasmas se Divertem (88) A atriz Geena Davis, que sempre esteve na minha mais alta conta (desde O Turista Acidental, e conquistando todo meu coração com Thelma & Louise; alguém se lembra dela em Tootsie, seu primeiro...

- Muito Pior Sem Ele
Ai, ai, parece que a transmissão do Oscar teve sua pior audiência da história! Pelo menos aqui nos EUA, apenas 32 milhões de pessoas (num universo de 300 milhões) ligaram a TV pra ver a Tilda Swinton fantasiada de bruxa ganhar atriz coadjuvante....

-
Eu não vou ao cinema. Eu não vejo filmes. Eu não vou ao cinema porque eu não vejo filmes, isso tem anos já. Eu vejo pouquíssimos filmes. Eu não tenho paciência, eu me distraio facilmente. Eu estou namorando - e ridiculamente apaixonada - por um...



Geral








.