PIORES FILMES DA DÉCADA – SEGUNDA PARTE
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PIORES FILMES DA DÉCADA – SEGUNDA PARTE


A reação do Al Pacino em 88 Minutos é compreensível.

Continuo aqui minhas lista dos piores filmes desta década que vai de 2000 a 2010 (primeira parte aqui).Pior filme de um vencedor do Oscar: Faz tempo que Nicolas Cage não escolhe bem seus papéis e atua no piloto automático, mas a década de 00 foi cruel com ele. Tudo bem, ele fez o excelente Senhor das Armas (05), e os bons Adaptação (02) e Torres Gêmeas (06). Mas perto de algumas outras escolhas, até Motoqueiro Fantasma (07) ganhou aura de “não é tão ruim assim”. Difícil decidir qual foi seu pior filme: se 60 Segundos (00), O Vidente (07), O Sacrifício (06, remake de Wicker Man, clássico dos anos 70), ou Presságio (09). E olha que fiz questão de não ver A Lenda do Tesouro Perdido!Eca! Cena mais asquerosa: Certamente houve vários momentos que me fizeram fechar os olhos pra evitar o trauma, mas acho que os piores são os mais frescos na memória: sujeito comendo um polvo vivo no sul-coreano Oldboy (03; muita gente ama esse filme e o coloca em listas de melhores da década. Eu achei interminável e nojentão). E, claro, clítoris sendo cortado em Anticristo (09). Saber Quando Parar é uma Virtude. As piores sequências: Tudo que lembro de Exterminador 3 (03) é que a tradutora pro português caprichou numa legenda, fazendo a mocinha dizer pro herói “Você é um m****!”, e o cinema veio abaixo. Não é um bom sinal. Ganha um prêmio quem entender o ponto das duas sequências de Matrix (03). Bridget Jones 2 – No Limite da Razão (04) conseguiu não apenas não ser engraçado, como incluir uma sequência racista passada numa prisão tailandesa. E ninguém, nem mesmo a Sharon Stone, precisava de um Instinto Selvagem 2 (06). Defitivamente Não Vale a Pena Ver de Novo, ou os piores remakes: Foram muitas refilmagens totalmente desnecessárias que deturparam o original. Três só com a Nicole Kidman: Mulheres Perfeitas (Stepford Wives, 04), A Feiticeira (05) e Invasores (07). Sofríveis também foram Planeta dos Macacos (01), Máquina do Tempo (02) e A Profecia (2006). Difícil escolher o remake mais sem sentido.
Troféu Continua que Tá Doendo: A década foi próspera num gênero sádico apelidado de torture porn, que exibe closes de mutilações e tortura. Eu até consegui ver os três primeiros Jogos Mortais (04 a 06), depois decidi que esses filmes de terror que não causam medo, só asco, fazem mal pra minha saúde mental. Acho que a franquia já chegou ao sétimo, em 3D (sério!). Albergue (05) é seu primo pobre. E preciso incluir algumas cenas de Paixão de Cristo (04) nessa categoria (chicotadas arrancando pedaço de pele em câmera lenta, etc). Astros Fazendo Coisa Feia: 88 Minutos (08), com Al Pacino. O filme é tão ruim que os próprios produtores sabiam disso. Tanto que demoraram quase três anos para lançar a bomba. Outra é Hannibal (01), com Anthony Hopkins. O romance de Thomas Harris que continua Silêncio dos Inocentes já é detestável. E foi aí que a Jodie Foster subiu ainda mais no meu conceito. Ela se recusou a fazer a sequência por não aceitar que o salário dela fosse muito menor que o do Anthony (e também, imagino, por ler o roteiro). Clarice Starling é tão importante pra saga quanto Hannibal o canibal. Entrou a Julianne Moore no lugar. O filme é horroroso, o pior dos cinco em que Hannibal aparece (direta ou indiretamente). Destaque para a cena em que o serial killer gourmet frita e come pedaços do crânio do Ray Liotta. Vivo. (Este filme poderia estar na categoria Eca! e das piores sequências). Grandes Expectativas, Pequenos Negócios: Indiana Jones e o Reino da Caverna de Cristal (08) e Lula, o Filho do Brasil (09) devem ter sido os momentos brochantes da década. Não são maus filmes, mas eram produções pelas quais muitos esperavam ansiosamente. E, quando chegaram, não conquistaram nem crítica nem público. Hoje ninguém mais fala neles. (Refiro-me ao filme sobre o Lula, que pra mim foi decepcionante por ser um filme tão apolítico, não ao Lula em si, que deixou o governo como o presidente mais bem avaliado da história). Porcos capitalistas: Todo filme é politicamente engajado, até aqueles que fazem o público fechar os olhos e repetir, como um mantra: “É só um filme! É só um filme”. Mas tem alguns que exageram na dose. Esses três são exemplares na sua defesa incansável do capitalismo, da propriedade privada, e do sistema patriarcal: À Procura da Felicidade (06), em que Will Smith aceita ser explorado como estagiário e dormir com seu filhinho (já que as mulheres do filme são todas indignas de confiança) num banheiro de estação de metrô para vencer na vida; Hancock (08), em que Will Smith, de novo, faz um herói (desta vez ele termina o filme deixando o logotipo gigante de uma empresa na lua. Isso de lua não ter dono não tá com nada! Da próxima vez que forem te vender terreno na lua, aceite!); e Entrando numa Fria (os três, de 00, 04, e 10), em que Robert De Niro, ex-agente da CIA, espiona seu futuro genro, Ben Stiller, por ter uma profissão inadequada pra um homem (ele é enfermeiro).




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